quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Camelo Lhama Dromedario

Camelo

Nome científico: Camelus bactrianus DistribuiçãoOs camelos são oriundos do Centro e do Leste da Ásia. Já não existem praticamente camelos a viver em estado selvagem. Os últimos animais nestas condições vivem em três grupos na Zona do Deserto do Gobi, parte chinesa e parte mongol, e não serão mais de 1000 animais. Existem por todos os territórios ancestrais destes animais outros pequenos grupos a viver em liberdade, mas não em estado selvagem, uma vez que são animais que se perderam ou fugiram dos seus proprietários e que com facilidade se juntam a uma qualquer caravana ou manada que passe.Os camelos foram domesticados desde há 4500 anos, dada a sua docilidade, sendo utilizados como meio de transporte de pessoas e bens. São animais muito medrosos, mas demonstram uma enorme capacidade de adaptação a condições climatéricas extremas. São preferidos pela quantidade de carga que conseguem transportar e para acompanhar os iaques nas subidas das montanhas da Ásia Central. Para além disso fornecem carne, leite e a pele, que é utilizada para fazer roupas e tendas dos povos nómadas da região.Existem camelos na Austrália, onde se tornaram uma praga, mas foram para aí levados no século XIX pela capacidade de se adaptarem ao deserto. Depois, alguns fugiram e criaram grandes manadas, invadindo o território australiano até aos confis, onde as autoridades não conseguem controlar a natalidade destes animais. Existem, de acordo com as melhores estimativas, mais de 30.000 camelos a viver em liberdade no território australiano.AlimentaçãoOs camelos são herbívoros. A base da sua alimentação são ervas, capim e, onde houver, árvores, folhas e ramos das mesmas.Estado de conservação Em estado crítico (este estatuto só diz respeito as animais a viver em estado completamente selvagem na sua zona de origem). Domesticados, estimam-se existir mais de um milhão e meio destes animais.Reprodução e maturidade sexual Os camelos, machos e fêmeas, atingem a maturidade sexual entre os 3 e os 5 anos.O tempo de gestação das fêmeas dura em média 11 meses, findos os quais nasce em, regra, uma cria, ocorrendo com alguma frequência partos múltiplos.Tamanho Os camelos a viver estado selvagem podem medir 2,30 m e pesar 750 kg. Já os domesticados podem ultrapassar os 900 kg.LongevidadeEstes animais têm uma esperança de vida que ronda os 50 anos.

Lhama

Nome científico: Lama glamaOutros nomesLlamaDistribuiçãoOs lamas são oriundos da América do Sul, da zona dos Andes, do Altiplano Andino Chile, Bolívia, Peru e Argentina. Já não existem lamas a viver em estado selvagem há muito tempo. Os povos indígenas desta zona domesticaram estes animais para transporte de carga, dada a sua capacidade de subir às mais altas montanhas, e ainda hoje são muito utilizados. Entretanto, a carne, o leite e a pele de lama continuam a ter muito interesse como produtos de consumo.Hoje, existe exploração comercial de lamas fora da América do Sul, na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália.Os lamas ganharam má fama como animais mal dispostos devido ao seus hábito de cuspir nos outros animais, principalmente nos humanos.AlimentaçãoOs lamas são herbívoros, sendo a sua alimentação basicamente constituída por plantas de vegetação de montanha.Estado de conservação Uma vez que na origem já não existem animais a viver em estado selvagem, esta espécie não está contemplada com nenhum estatuto de conservação.Reprodução e maturidade sexual Os lamas, machos e fêmeas, atingem a maturidade sexual entre os 2 e os 3 anos.O tempo de gestação das fêmeas dura em média 11 meses, findos os quais nasce, regra geral, uma cria.Tamanho Os lamas, dependendo da zona onde habitam, podem ter entre os 0,90 m e os 1,60 m de altura, e podem pesar até cerca de 150 kg.LongevidadeEstes animais têm uma esperança de vida que ronda os 20 anos.

Dromedário

Nome científico: Camelas dromedarius Distribuição Os dromedários são originários dos desertos e territórios áridos do Nordeste africano e do Médio Oriente, até à Índia. Foram também introduzidos na Austrália, onde ainda subsistem muitos grupos espalhados por todo o território, existe quem estime em mais de 600.000 o número destes animais a vaguear livremente no interior australiano, e ainda nas Canárias, ilhas espanholas junto à costa ocidental africana, no Atlântico.Neste momento, não existem animais desta espécie a viver em estado selvagem na sua zona de origem. Existem alguns grupos a viver em liberdade espalhados por esses territórios, mas são animais que fugiram ou se perderam depois de domesticados.Os dromedários foram domesticados e usados para transporte e alimento pelas tribos nómadas desta zona do globo. Para além disso, hoje são ainda usados na agricultura e no turismo.AlimentaçãoOs dromedários são herbívoros. A base da sua alimentação são ervas, capim e vegetais. Em geral, quando há árvores devoram as folhas.Estado de conservação Uma vez que na origem já não existem animais a viver em estado selvagem, esta espécie não está contemplada com nenhum estatuto de conservação.Reprodução e maturidade sexual Os dromedários fêmeas atingem a maturidade sexual pelos 3 anos, os machos podem só atingir esse estado por volta dos 6 anos.O tempo de gestação das fêmeas dura até 13 meses, findos os quais nasce em geral uma cria. É no entanto frequente a ocorrência de partos múltiplos.Tamanho Os dromedários adultos podem atingir os 2,80 m de altura e pesar 750 kg. LongevidadeEstes animais têm uma esperança de vida que ronda os 40 anos.

Nenhum comentário: